2 de fevereiro de 2016

Homenagem à África? Será?

Esclarecimento: Gente, estou sumida, mas não abandonei o blog, eu estava sem câmera e com uma internet horrorosa, agora estou com câmera mas sem internet de vez... Tem muito conteúdo sendo preparado. Enquanto não volto, me acompanha lá no snap @isjubs e no instagram @cafemaisbatom
E ai, galera, como vai? Como a sinceridade reina entre a gente, digo que sou SUPER por fora dos papos de carnaval, mas enfim... Se você é como eu, vou te atualizar, a Vogue todo ano promove uma festa de carnaval com um tema para os convidados se inspirarem na hora de se vestir, e o desse ano foi PopAfrica, que ocorreu nesta quinta (28). Até ai tranquilo? Errrr... mais ou menos, mais ou menos. Com o instagram entupido de looks festivos, centenas de perguntas pairaram na minha mente: CADÊ OS PRETOS?, ESSA ROUPA REPRESENTA A ÁFRICA? POR QUE ELA ESTÁ COM UM VESTIDO TRANSPARENTE DE PENAS?

Na sexta, fui normalmente para a faculdade e o assunto era a badalada festa que movimentou a internet inteira, discutimos nossas opiniões e não poderia deixar esse assunto no limbo digital. Então, cá estou, pois acredito que sou uma das poucas a enxergar como uma apropriação cultural, que começa quando os negros eram a minoria no local, se você não acredita, basta dar uma ‘googlada’ pra ver.
O que é apropriação cultural, Ju?
É simples, quando elementos de uma cultura são adotados por outro grupo cultural. Vamos exemplificar, o dread é um símbolo do rastafári, cultura negra, se o surfistinha loiro, branquinho usar dreads, ele é o estiloso e gato, mas se for um negro... Mendigo, sujo!!
O Brasil tem ótimos profissionais representando, sempre que possível, a população negra nas mídias, entretanto, o tema não foi voltado para a valorização da cultura, muito pelo contrário, eram brancos fantasiados de “””África””””. Coloco com muitas aspas, pois fiquei um tanto indignada ao observar a ‘estereotipação’ do continente, parece que todos os africanos são canibais, andam com penas na cabeça ou nus... Não fizeram questão de usar estilistas africanos!!
Aí entramos em outro ponto, em que entre as seis embaixadoras do evento, nenhuma era negra!! A melanina apareceu com Taís Araújo e Glória Maria como mestres de cerimônia e Ludmilla, como uma das atrações da noite. Seriam negros entretendo a elite? 
Vivemos em um país onde o racismo é mascarado como bailes assim. Não precisar ter muito engajamento e conhecimento de apropriação cultural pra identificar algo errado, basta olhar nas fotos que estão disponíveis nesse mundão digital.


E o que vocês acharam? Quero saber suas opiniões
Beijos, Ju
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Absurdo! Mas esse é o mundo real!! Hipócrita!! E ainda há alguns q diz q não existe racismo no Brasil!!! Aff!!

    ResponderExcluir

Dúvidas, perguntas, criticas, elogios, opinião. Fique a vontade!