20 de novembro de 2015

Consciência e é negra.

Foto: Google
E ai, galera, como vai? Bom... Não poderia ficar quieta em um dia tão importante para a população negra do Brasil. Dia da Consciência Negra!! Então, quero compartilhar com vocês alguns acontecimentos durante a minha vida e realidades que grande maioria não consegue enxergar. Pega a pipoca, porque lá vem história, por isso, peço paciência e atenção.
Ao contrário de muitos casos, meus pais sempre valorizavam a minha cor, o meu cabelo, principalmente enfatizando que eu era negra sim, nem morena, muito menos parda, e deveria me orgulhar disso. A melhor palavra que expressa esse papel importante que meus pais tiveram (e tem) é empoderamento.

Eu sou negra, mas não me enxergava como tal, afinal, não queria ser 'preta do cabelo bombril'
Não fui daquelas que se pintava de loiro nos desenhos e era a princesa da disney que almejava ser parecida, eu procurava alguma que mais se assemelhasse a mim, mas nunca achei! Cresci me sentindo errada pelo simples fato de que todas as minhas coleguinhas se identificarem com personagens na tv, desenhos e filmes e eu não... 
Chegou a adolescência e eu me tornei parda, porque negra não poderia ser de jeito nenhum, afinal, minha pele nem era tão escura assim, na verdade, ela é meio....amarela. Alisei as raízes que provavam o meu pé na África, sonhei em ter franjinha, e ter o cabelo jogado como os das protagonistas de malhação. 
Foi na adolescência que descobri que os crushs do colégio preferiam as branquinhas e loirinhas com seus cabelos lisos e escorridos nos ombros, não vou nem falar que os meninos negros também tinham essa preferência.
Me enxerguei negra, quando o segurança fica perambulando atrás de mim nas lojas, quando não queria ir a determinados lugares frequentados pela elite branca pois me olhavam torto... Posso citar outras centenas de situações onde o racismo está velado, mas vamos para as universidades... Estudo em uma das melhores faculdades federais do Brasil, e até semestre passado não tive aula com NENHUM professor negro, e nenhum andando pelos corredores, já como alunos não passa de 3 em cada sala, se tiver...
Se eu concordo com a cota racial? Sim! Por quê? Sugiro que faça o teste do pescoço (http://migre.me/s90Hm
É necessário ter o Dia da Consciência Negra? COM TODA A CERTEZA.  É necessário empoderar nossas crianças e adolescentes, precisamos tirar esse esteriótipo de suas mentes que ser negro é defeito. 
A escola onde faço estágio fez um projeto "Beleza Negra JEO" justamente para mostrar isso aos alunos. Todas as disciplinas foram voltadas para essa temática, e percebemos alguns dados interessantes, (como a maior parte se considera branca, entretanto entro nas salas e vejo negros em sua maioria), apresentação dos trabalhos feitos pelos alunos, palestras sobre #AutoestimaDiva, com a Priscila Barbosa, do blog Coisas de Menina Indecisa, e turbantes, com direito a oficina de amarração, com a parceirona do blog, Lola, da loja Lola Turbantes e Acessórios.
Conclusão, todos amaram, choraram (eu chorei) e acredito que a semente foi lançada, agora só falta regar para florescer jovens resolvidos e esclarecidos quanto a sua identidade negra.
Infelizmente vivemos em um mundo onde o sol é para todos mas a sombra são para os escolhidos...
Fica a reflexão.
Beijos, Ju
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Q lindo!! Q orgulho de ter uma filha como vc!! Obrigada por ser tão linda e especial. Tão consciente de quem é!! Parabéns!! Te amo até o infinito!! <3

    ResponderExcluir
  2. Menina, que post, que texto ♥
    Adorei demais e infelizmente ainda existe muito preconceiro por ai, muito mais do que a gente possa imaginar, tenho muito orgulho de ser negra e todos deveriam ter também...Enfim, arrasou, mais uma vez ♥

    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda existe muito preconceito, infelizmente ): O importante é que a gente consiga passar esse nosso orgulho para as pessoas a nossa volta e contagiar.
      Beijosssss <3

      Excluir
  3. Tenho muito orgulho de fazer parte de uma família de negros, e isso me orgulhar muito, por sabe tudo que passaram e ainda passar, com esse preconceito, e enfrentam sempre. Temos que te orgulho, acho que no sangue de quais todos os brasileiros correr sangue negro. Esse seu texto é maravilhoso<3!
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obs: você falando sobre professores negros. Eu só tiver um durante a minha vida toda, desde o fundamental até o médio =/. O preconceito ainda é muito mascarado.

      Excluir
    2. No Brasil a maioria tem seu pé na África, e ainda tem muito preconceito a ser quebrado e muito empoderamento.
      Obrigada, linda!!

      Excluir
  4. OIe... Que texto maravilhoso!!! E concordo com tudinho viu querida! Infelizmente a sombra é para alguns poucos escolhidos, no hospital que minha filha faz tratamento por exemplo, nunca encontrei nenhum médio negro e isso porque é na cidade que mais tem negros fora da África! Em meu próprio trabalho como professora em uma cidade do interior, são poucos os negros e se eu fosse citar os exemplos ficaria aqui um tempão, enfim sonho que as coisas mudem, mas fico feliz em ver que muitos negros já tem orgulho de ser o que são, setem o mesmo orgulho que eu sinto saca!!!! Isso porque em meio a tanta coisa negativa, tanta gente que tenta nos humilhar, tantas estatísticas, acusações e situações preconceituosas REAIS no meu caso, digo isso porque já vivi e vivo essas situações diariamente infelizmente, enfim, diante de tudo isso eu continuar firme e forte! Ahhh isso é para se orgulhar mesmo!!! E a cada dia eu vejo que o número de pessoas que pensam assim como eu só aumenta!!!! Isso me faz ter mais fé!!! www.minhanegracor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, aline!!
      Vejo uma luz no fim do túnel com todo o esclarecimento e empoderamento que anda acontecendo nas redes sociais e na vida.
      Temos que nos orgulhar de quem somos, sem negar nossas raízes.
      Infelizmente essa tão sonhada mudança ainda vai demorar, enquanto isso vamos empoderando todos a nossa volta.
      Beijosssss <3

      Excluir

Dúvidas, perguntas, criticas, elogios, opinião. Fique a vontade!